domingo, 1 de janeiro de 2012

Os Girassóis da Russia











Primeiramente quero dar boas vindas a todos os leitores e leitoras, em nome de toda a equipe, esse espaço é dedicado a compartilharmos descobertas e dicas relacionadas ao cinema, séries, artes plásticas, arquitetura, resumindo a tudo que for para ver! E faz parte de projeto maior onde discutimos sobre cultura de uma forma geral o ProtocoloCult. Então, por favor, fiquem a vontade para juntar-se a nós.


Dirigido pelo italiano Vittorio de Sica (Ladrões de Bicicletas) esse filme, que logo se tornou um clássico dos romances, foi lançado em 1970 e estrelado pela (belíssima) Sophia Loren e o Marcello Mastroianni.

O filme conta da história de Giovanna (Sophia Loren), que deixa seu lar na Itália para ir à Rússia, em busca de seu amado Antonio (Marcello Mastroianni), o qual Giovanna chama carinhosamente de Antó, que teve que partir para o front na Rússia durante a Segunda Guerra e é dado como desaparecido.

Anos se passam sem que Giovanna receba nenhuma notícia de Antonio e ela decide partir em busca dele, o qual ela tem certeza que esta vivo! Contudo, quando Giovanna reencontra seu amado percebe que a guerra mudou muita coisa em Antonio.

Mas então você leitor (a), me pergunta: tá mas um romance, por que raios eu devo assistir? E eu respondo que são muitos os motivos, primeiro porque é um filme italiano! Sempre é bom fugir um pouco estética do cinema norte americano, e falando em estética a fotografia desse filme é simplesmente indescritível, de uma beleza única consegue deixa até mesmo a imagem de um gigantesco cemitério bonita (o que fica um pouco mais fácil com a Sophia Loren junto).

A trilha sonora do filme, assinada pelo Henry Mancini, é um trabalho delicado que em entre flashbacks e as cenas que acontecem no presente vão se tornando familiar ao nosso ouvido, e quando o filme termina dá vontade de ficar cantarolando o tema do casal, que é quase sempre executado por um piano solitário.

Acho que um grande diferencial que esse filme traz é a própria história de amor, é uma história sem o tédio sem fim do famoso clichê do final feliz, pelo contrário aqui não é a fantasia, mas sim a vida que segue, às vezes num rumo completamente inesperado.

Fiquei particularmente surpreso quando assisti a esse filme com a forma como a guerra é contada, como o fator humano é retratado, a guerra por um lado divide o mundo em dois pólos, mas as pessoas que formam esses pólos se separam e se agrupam de maneiras independentes.

Mas não vou contar tudo, assim tira a graça do filme pra quem ainda não assistiu! Então assistam ou reassistam esse magnífico clássico!








Ficha Técnica:
Título: Os Girassóis da Rússia (I Girasoli)
Direção: Vittorio de Sica
Fotografia: Giuseppe Rotunno
Trilha Sonora: Henry Mancini
Lançamento: 1970
Gênero: Romance
Colorido




Nenhum comentário:

Postar um comentário